quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Eu e o EVA.

 
Que EVA lindo demais. Foram 5 horas de muito som, muita felicidade, o verdadeiro lugar da alegria.
Ano que vem tô coladaaa!!!!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A mudança

Mudar de curso quase sempre não é uma escolha fácil, principalmente quando se parece estar em um bom caminho no curso e profissão que se escolheu. Como eu já disse aqui, História desde a 8º série era a minha escolha, pois sempre me destaquei nas ciências humanas. Entrar na federal daqui não ofereceu dificuldade alguma, pois eu estava numa boa escola aqui em Salvador que é o CEFET( para alguns a escola técnica) e sempre fui uma aluna disciplinada e estudiosa.
Quando eu entrei na UFBA concomitantemente comecei a trabalhar pesquisando na área de História. Os meus curriculos de trabalho e da faculdade são muito bons, no entanto acabei tendo de encarar a crise da incerteza de emprego (um bom emprego) e com o dilema da utilidade da minha profissão. Pulando este papo que já comentei aqui, recorri a minha segunda opção que seria alguma profissão ligada a parte humana das biológicas. A escolha foi medicina por causa da sua utilidade e por causa da segurança de trabalho(garantido!).
Depois de passar pela avaliação de Jéssica e Ruan, um milhão de conjecturações!!!, começei o ano letivo de 2009 optando por um curso específico para quem quer fazer medicina(SUPERMED), as aulas erão nos dias de segunda e sexta a tarde e as matérias eram química, física, biologia e matemática. Assumi a responsabilidade de ler os livros de literatura indicados e de tatear alguma coisa de humanas, já que domino bem a área. Daí em diante foi muito esforço e disciplina, trabalho nas pesquisas de história(já falei aqui que transcrevo documentos antigos), matéria de francês na UFBA e estudar para o vestibular. A maratona foi intensa, pois assumi alguns conteúdos de matemática e naturais que não seriam dados no curso. Por outro lado, contei com o apoio contínuo e empenhado de Jéssica e Ruan nessas matérias. Jéssica se dedicou no primeiro semestre ao estudo de matemática, afinal ela vai ser engenheira; e Ruan no segundo semestre às disciplinas de química e biologia, pois ele será farmacêutico; o time estava completo. Como complemento optei por um curso física dado a noite no Mendel que me ajudou muito devido ao seu enfoque nos fenômenos.
Devo falar que fomos muito criteriosos nas táticas de estudo, nos assuntos mais recorrentes, na bibliografia a ser estudada, no enfoque de cada disciplina contemplado pelo vestibular da UFBA, e na resolução de um zilhããããoooooo de exercícios.
No segundo semestre os estudos foram intensos, poucas saídas, pouco namoro, pouca diversão. Nos últimos dois meses que antecederam as provas passei a ter aula das sete da manhã às sete da noite, devido à revisão que resolvi fazer, em contrapartida consegui uma dispensa de um mês do trabalho. Vale lembrar que o vestibular da UFBA tem duas fases.
Passada a primeira fase, intensifiquei os estudos mais ainda, pois não fui tão bem quanto eu esperava, nunca fui boa em provas de marcar e sou lenta nas resoluções, tenho muito mais destreza no canetão(prova discursiva). Para a segunda fase, investi em 4 horas de aula particular de física para cobrir o assunto de magnetismo, porque uma questão de mag era certeza e prossegui com a tática de revisão dos assuntos mais contemplados pelo vestibular da UFBA.
A segunda fase foi tranquila na parte de biologia e foi uma surpresa em física, me saí muito bem nessa prova. Procurei ser criteriosa com o tempo de realização das provas, estar atenta aos cálculos e ser estrategista na resolução das questões cujos assuntos eu dominava. Lembrando que a segunda fase de medicina compreende as provas de química, física, biologia e redação( com pesos específicos).
Passados um mês e meio após a segunda fase o resultado foi positivo.
Estou tão felizzzz, tanto por saber que mais uma vez deu certo(desde que passei na escola técnica tudo deu certo!), que foi uma escolha muito importante porque vai me trazer segurança de um emprego, a certeza de que vou poder ter uma utilidade enquanto profissional de saúde e enquanto ser humano( não acredito na educação neste país) e que posso sim ter mais autonomia sobre isso.
Ah, fiz minha matrícula hoje, agora sou oficialmente estudante de medicina!!!!!!!!!!!
É isso.
Obrigada a tod@s as pessoas que torceram e que me enviaram boas energias!!!!!!!!!!!



P.S. Esposa da Cindi se vc quiser dicas de bibliografia me contacte pelo meu e-mail: yvyironic@hotmail.com