quarta-feira, 28 de julho de 2010

O pertencimento

Todo mundo quer se sentir incluído, mesmo com o crescente afrouxamento dos laços de solidariedade humana, que bem começou lá nos idos do século XVII com a Revolução Industrial. Que digam que relacionamentos bem sedimentados sejam trabalhosos e que por isso o mais prático e just in time seja curtir, pegar ou manter coleguismos de situação, o fato é que todo mundo quer estar inserido em algum grupo. O tema que me envolta em reflexões é: o que é necessário para se sentir em grupo. Muitos vestem, falam, pensam e andam padronizados, ou seja encarnam novos comportamentos. Isso não é novidade para ninguém, o fazer-se na moda estar aí para todo mundo.
O que me inquieta é a questão de aonde foi parar a valorização da individualidade das pessoas. Não digo essa individualidade mesquinha e vazia que a nossa geração absorve acriticamente. Digo, uma individualidade debruçada no ato de exercitar a subjetividade, o filosofar sobre o ser-objeto-em si. Não que devamos nos voltar para nós mesmos como um caracol que se volta para a sua concha, e com isso nos descontextualizemos dos mundos que nos cercam, mas que saibamos mais sobre nós, que nos tornemos mais bem entendidos e mais politizados de nós.
Me espanta a superficialidade que as pessoas  encarnam em suas vidas, mudam por tudo da mesma forma que trocam de roupa diariamente. Quando não assumem esta postura camaleônica pouco substantiva, resolvem encarnar a tautologia como modo de vida.
Falta muito o exercício do ensaiar ser, mudar, aperfeiçoar, ser de novo. E com tal falta de assetividade a criatividade e a inteligência perdem lugar para o ser-produto em série.

sábado, 10 de julho de 2010

Do momento...

Vontade de ficar juntinha, sem caber de imaginar e de namoricar até o fim raiar (parafraseando um pouquinho o Marcelo Camelo).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eu gosto de bioquímica

Por mais que o Lehn seja muito extenso, e que eu tenha que ficar mil anos para terminar de ler um capítulo, pois sou o ser humano mais lerdo do mundo para ler, a bioquímica dele é linda e fascinante. Pena que a minha querida professora de Bioquímica Médica não se tocou que o curso era Bioquímica Médica, não gravação bioquimiquês. Por isso estou na final. Nada mal, pelo menos entendo mais da Bioquímica.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Estão chegando...

Falta só mais uns dez dias pra eu ficar definitivamente de férias...Aiii...ler livros, ouvi música, assistir House Caverna do Dragão e mais tantos filmes, estudar algumas coisas que estou na vontade, namorar muito, passear, passar o dia inteiro no cinema e acordar sem se preocupar com as provas e trabalhos que tenho de fazer. Já estou aguando...

sábado, 3 de julho de 2010

Que nem sapato apertado.

Ai, paciência...paciência é aquela que toma o lugar quando as coisas não dependem só da gente.
Paciência pra poder estar, pra construir, pra viver, pra dar meia volta, repensar e mudar, paciência pra ser, pra conhecer...é o tempo nos testando...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Do que vem acontecendo...


Ai, faltam somente um ou dois testes e mais uma última prova no próximo dia 13 e o meu primeiro semestre se encerra. Vem umas férias, com trabalho, de um mês. Este primeiro semestre foi muito puxado, com pouco tempo pra tudo. Minhas sensações beiraram a tamanha curiosidade dos novos temas, do volume de estudos a serem internalizados em tão pouco tempo, e com isso os excessos pouco lógicos, e a tamanha e brilhante funcionalidade dos conhecimentos. Tá, isso é uma pecepção minha que garanto não ser a predominante. O meu papel mesmo é tentar enxergar  mais ângulos para ter com a importância dos conteúdos, já que os professores, de um modo geral, não se esforçam para tal.
Mas bem, estou contente com a minha escolha, volta e meia me regozijo pela realização que está sendo  a medicina.
Ademais, fui arrebatada por alguns medos, percepções e sensações ultimamente... A verdade é que em todos os outros momentos eu estive apta a protagonizar novas diretrizes, e agora estou eu aqui no meu lindo reinicio de jornada, recomeçando e recomeçando, e pronto...estou eu aqui a lhe dar com o não tão protagonismo diante de tantas reviravoltas circunvizinhas, mais precisamente, familiares, e de mãos atadas!
Sei, não estou acostumada a me amansar, mas concordo!, devo sossegar..tudo está como planejamos até o momento, e o que depender do nosso amor, acalentada, motivada e segura eu estou, em quaisquer circunstâncias.