terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ora solidão, ora companhia.


Sentir-se acompanhada no século de solidão que vivemos me parece muito difícil. O século XX encarnou nos seus viventes a solidão romântica, a solidão pintada por Edvard Munch em "O grito" -Skrik - transpira a disformidade da realidade, tudo perdeu nitidez, o coletivo exemplificado na família, na pequena cidade, o burgo, as grandes famílias gentílicas de outrora, foi esquecido dando lugar a solidão da produção nas fábricas, ao demasiado sofrimento da disilusão amorosa, ao desapego ao ser ser humano, a conjugação do "ter".
A nossa herança, a solidão no hoje, inundou o novo século, tudo me soa caótico, ambíguo, pouco nítido. Ora eu esgueiro ou me choco com as complexidades de tudo, as instituições que herdei, os valores que rejeitei ou que criei, os contratos que eu mesma determinei, ah! tem os sentidos que a vida me faz mergulhar, que me confundem, me fazem feliz...e lá se vão mais discussões, guerras, "pazes"...
É nesse ambiente de dissolução, de tanta indiferença que não quero me furtar de sentir com simplicidade o conforto pequenino, aquele de alguns minutinhos. Mas desde já confesso que sou exigente comigo e com o mundo. Quando me perguntaram: A normalidade apática ou a nitidez dolorida? Eu escolhi institivamente enxergar, e pago a conta em todos os minutos de minha existência, fazendo cara feia, chorando, exigindo-me ser mais tolerante e tentar ajudar a melhorar as visões, recolhendo os cacos de mim quando minhas concepções e sentimentos se esbarram e se quebram.

P.S. A foto de hoje traz um pouco do que me acompanha. É uma voz e algumas palavras que tocam no mais íntimo do meu ser. Essa companhia já somam quase dez anos, é indefinível e doce. Acalentadora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estefane, obrigada pela visita e o desejo de feliz ano novo. Espero que você também o tenha! Nós não adotamos nenhuma criança ainda, estaria muito cedo pra isso! Apenas disse que estamos nos interessando pelo assunto, pesquisando e amadurecendo a idéia. Mas isso ainda vai ficar pra alguns anos pra frente! Beijos

Anônimo disse...

Oi gatinha!Você vem sempre aqui???

Anônimo disse...

Oi gatinha!Você vem sempre aqui???